Sintomas de prostatite e seu tratamento em homens: meios e métodos

A insidiosidade da doença está na invisibilidade dos sintomas em um estágio inicial do desenvolvimento da prostatite. Se você não detectar a doença no tempo, ela entra no estágio de crônica, trazendo dor contínua, problemas de micção, uma diminuição na libido e, em alguns casos, a exclusão da vida sexual. Os sintomas de prostatite e seu tratamento nos homens podem diferir. Na ausência de tratamento adequado, cerca de metade dos pacientes ameaçam impotência e infertilidade.

Sintomas de prostatite

As causas da doença

Uma causa comum de prostatite nos homens é uma infecção bacteriana no corpo. Os catalisadores da doença, em regra, são hipotermia, vários processos inflamatórios que ocorrem no corpo e transferidas de doenças sexualmente transmissíveis. Esta é uma lista incompleta de patógenos. Outras causas possíveis da doença:

  • Violação na pequena pélvis da circulação sanguínea (a estagnação causa inflamação da próstata).
  • Reduzindo a imunidade.
  • Antecedentes hormonais interrompidos de um homem.
  • Abstinência longa, interrupção da relação sexual ou extensão mais artificial.
  • Estilo de vida passivo e sedentário.
  • Avitaminose, falta de elementos vestigiais.
  • Alergia.
  • Hipotermia frequente.
  • Atividade física excessiva, experiências, estresse.

Os principais recursos e sintomas

A prostatite é uma doença que é mais fácil de prevenir do que curar. Existem várias opções para suas classificações, mas entre elas vale a pena destacar três formas principais da doença: agudo, crônico e estagnado. Com base nos sintomas dos tipos de doença descrita abaixo, o médico diagnostica uma das formas existentes da doença no paciente.

Em prostatite aguda

A doença geralmente se desenvolve repentinamente, como inflamação aguda com sintomas característicos desta doença. Na presença dessa forma de prostatite, a temperatura do homem sobe para 38-39 graus, cortando dores na virilha, na área da passagem anal, atrás do púbis aparece. Os processos de defecação e micção são invariavelmente acompanhados por dores agudas.

De forma crônica

Os sintomas de prostatite crônica e seu tratamento nos homens são diagnosticados com mais frequência do que uma forma aguda de doença. A doença a princípio praticamente não incomoda uma pessoa. Os sintomas, embora semelhantes a sinais de prostatite aguda, se manifestam em um grau mínimo. A temperatura corporal só ocasionalmente pode subir para 37 graus, às vezes desconforto na virilha e no momento da micção aparece. Um dos sintomas característicos de uma forma crônica é a descarga característica da uretra.

A prostatite geralmente se desenvolve como uma complicação de qualquer doença infecciosa, que é transmitida sexualmente, por exemplo, tricomoníase, clamídia, ureplamose. Durante a doença, apenas os sintomas insignificantes se manifestam: o desconforto durante a micção se torna mais expressivo, a dor no períneo ocorre com mais frequência; durante a defecação, o líquido é liberado da uretra. Muitas vezes, os sinais são tão fracos que um homem nem os percebe.

Após um certo tempo, o paciente observa os problemas da função erétil. Os médicos associam isso à transição da inflamação para os nervos que passam pela glândula próstata, responsáveis pela ereção. Uma doença crônica afeta negativamente o poço geral e o humor de um homem. Freqüentemente, há irritabilidade, descontentamento não característico para o paciente.

Com estagnado

Essa forma de doença é inerente a homens que levam um estilo de vida passivo e não têm contatos sexuais regulares. A estagnação da prostatite, como regra, afeta representantes maduros do sexo mais forte, mas também ocorre em jovens. O problema pode prosseguir contra os antecedentes da prostatite crônica, mas sua ocorrência é devida a outras causas. O principal sintoma de uma doença estagnada é uma violação da função do sistema geniturinário.

O início do desenvolvimento da prostatite é caracterizado pela inflamação das vias de saída e pela esfoliação do epitélio, o que causa dor durante a micção. No entanto, mesmo complicações insignificantes ao ir ao banheiro para um homem deve se tornar o motivo da viagem ao urologista. Casos graves de prostatite congestiva estão repletos com a cessação completa do funcionamento da uretra.

O segundo sintoma característico da doença é uma violação gradual da ereção. Nos homens, com o desenvolvimento da prostatite estagnada, a função erétil diminui, o orgasmo é monótono. Com o tempo, a disfunção sexual começa a se desenvolver muito rapidamente. Além disso, a prostatite estagnada é frequentemente caracterizada por uma sensação de queimação característica na virilha ou na área da uretra dos homens. O sintoma também está ansioso na região inguinal, um aumento na temperatura corporal, sinais de intoxicação.

Diagnóstico de prostatite

Diagnóstico de prostatite

O exame da próstata é abrangente e é baseado nas queixas do paciente (se houver). Somente um especialista no campo da urologia pode fazer um diagnóstico preciso; portanto, você deve consultar imediatamente um médico, mesmo que haja sintomas fracos. Durante o exame dos órgãos genitais de um homem, é importante confirmar a ausência de câncer ou adenoma da próstata. As possibilidades da medicina moderna são extensas; portanto, o médico oferece a um homem apenas os métodos de exame necessários para sintomas específicos. O diagnóstico inclui:

  • Exame retal do dedo;
  • Análise da urina e conteúdo dos lóbulos da próstata;
  • Ultrassom da próstata;
  • pegando um mancha da uretra para detectar infecções sexuais;
  • biópsia;
  • Tomografia da área pélvica de um homem.

Como tratar a prostatite em homens

Nem sempre é possível curar um homem doente, no entanto, a medicina moderna é capaz de eliminar sintomas desagradáveis de prostatite e obter remissão persistente. A duração do período de calma A doença depende do próprio paciente. Se um homem cumprir as recomendações do médico, os sintomas podem desaparecer e não aparecer mais. Para fazer isso, o tratamento da prostatite deve ser selecionado corretamente e ser de natureza abrangente.

Conformidade com a dieta

Juntamente com a terapia medicamentosa, a correção do estilo de vida e a dieta do paciente é de grande importância, juntamente com a terapia medicamentosa. A conformidade com uma dieta especial ajudará a melhorar a saúde geral de um homem e reduzir os sintomas da prostatite. A dieta deve ser usada no caso de sinais primários da doença, uma vez que a dieta equilibrada ajuda a suprimir o processo inflamatório da próstata.

Os sintomas da prostatite e seu tratamento eficaz nos homens incluem a rejeição de tais produtos:

  • Bebidas quentes fortes (café/chá);
  • álcool, refrigerante;
  • miudezas, produtos semi -acabados, alimentos enlatados;
  • produtos de padaria;
  • pratos defumados, afiados e gordurosos;
  • cebola, alho, pimenta;
  • frutas azedas;
  • produtos gasosos (feijão, couve -flor);
  • cogumelos.

A nutrição dietética para a prostatite inclui o consumo de produtos extremamente facilmente digeríveis - muitos vegetais e frutas não -acídicas, peixe, carne magra. Em uma doença crônica, um homem não deve abandonar completamente os produtos acima, no entanto, durante períodos de exacerbação da forma da doença, vale a pena abster -se de seu uso. Do álcool, apenas uma pequena quantidade de vinho tinto é permitida.

Tratamento medicamentoso

Independentemente da forma diagnosticada de prostatite, os antibióticos são prescritos para um homem. Os médicos geralmente se baseiam em fluoroquinologistas, uma vez que os medicamentos deste grupo são caracterizados por maior capacidade de penetração no tecido da próstata. Além disso, macrólidos e amoxicilina são frequentemente pacientes prescritos. Para reduzir a dor, o médico pode prescrever medicamentos anti -inflamatórios não -esteróides para o paciente.

Ao diagnosticar infecções sexuais, um homem precisa ser tratado com o objetivo de eliminar o agente causador da prostatite. A conseqüência de tal terapia é uma cura completa para a infecção ou a transformação da doença em uma forma oculta. Na segunda opção, a infecção se manifestará necessariamente no futuro. Portanto, um médico experiente aborda com responsabilidade a escolha de antibióticos, pré -conduzindo os testes necessários.

Tratamento da prostatite

Fisioterapia

Os sintomas de prostatite e seu tratamento nos homens implica um conjunto de medidas destinadas a suprimir a doença. A fisioterapia não é menos importante do que tomar medicamentos, porque estimula a nutrição das células do tecido da próstata e acelera o processo de recuperação. Para o tratamento da prostatite aguda ou crônica, o médico pode prescrever um ou ao mesmo tempo várias técnicas fisioterapêuticas eficazes:

  • Diadinamoforese (exposição aos tecidos do órgão das correntes de baixa frequência);
  • Fonoforese ultrassônica (efeitos ultrassônicos na próstata, cujo efeito é comparável à micro -massagem);
  • Hipertermia de microondas (é usado um aparelho especial, que afeta a próstata através de ondas eletromagnéticas).

Terapia a laser

O tratamento da prostatite em homens através da terapia a laser é prescrito para formas crônicas e próximas a formas agudas da doença. Segundo as revisões, a técnica mostra a eficácia no tratamento da inflamação não bacteriana da próstata. A terapia a laser ajuda a obter remissão estável, remova a infecção do corpo do paciente, aumentando a imunidade. Através do tratamento da exposição a laser, os prazos para eliminar o frio da próstata, aumentando a eficiência dos medicamentos. O procedimento é indolor e não leva mais de 15 minutos.

Massagem

Os sintomas de prostatite e seu tratamento nos homens trazem muitos inconvenientes. Para acelerar o processo de recuperação, massagem da próstata regularmente. Graças ao procedimento, o segredo acumulado na próstata do paciente é removido, o suprimento sanguíneo para a glândula é melhorado, o que aumenta a eficácia da terapia local e medicamentosa. A massagem da próstata não pode ser realizada na fase aguda da doença. O método de tratamento, embora seja extremamente desagradável para os homens, é considerado um dos mais eficazes; portanto, você não deve se recusar a massagem.

Exercício

A prostatite crônica nos homens é acompanhada pela estagnação do sangue na pelve. Isso implica o surgimento do inchaço da próstata e cria um solo favorável para a propagação de bactérias nocivas. O suprimento de sangue piorado à glândula próstata significa que o órgão não recebe oxigênio suficiente e não pode funcionar normalmente. Os exercícios físicos são uma maneira eficaz de melhorar o fluxo sanguíneo na próstata e reduzir o inchaço.

  • Kegel Exercício nº 1. Realizado durante a micção. Esticar os músculos da área da próstata, segure um riacho por alguns segundos. Repita 20-30 reduções para uma abordagem.
  • Kegel Exercício nº 2. É realizado a qualquer momento, em uma posição conveniente para você. Aperte e relaxe os músculos do ânus 20 vezes por abordagem. Vale a pena repetir o exercício por dia pelo menos 2-3 vezes.

Remédios populares

As formas sobrecarregadas e agudas da doença sugerem tratamento em um hospital. Com complicações graves da prostatite, é necessária uma operação cirúrgica. Em casa, o tratamento da doença é possível apenas com recaída crônica ou uma forma não complicada de doenças. Os métodos não tradicionais visam aumentar a imunidade, reduzir a dor, a supressão de infecções. Abaixo estão os remédios populares mais eficazes para a prostatite:

  • Castanha. Faça 200 g de conchas com agulhas, moendo -as e a baía de 600 ml de água fervente. A infusão deve permanecer por 8 a 10 horas, depois de ser filtrada e bêbada em vez de chá, adicionando um pouco de mel. Além disso, uma decocção é usada para o microcrocrócia (250-300 ml duas vezes por semana cada).
  • Celandine. Prepare uma tintura de ervas de espinha dorsal e Celandine, misturando -se de acordo com a estação. componentes e baía 100 ml de álcool. O líquido é infundido por 10 dias em uma tigela de vidro escuro. Quando o produto estiver pronto, coe a tintura e assuma o estômago vazio todas as manhãs, dissolvendo uma gota do produto em um copo de água ou leite. Adicione 1 gota à dosagem diariamente, depois de atingir 30, comece a reduzir a dose no mesmo ritmo (no 60º dia, você retornará a uma dose de 1 gota).
  • Receita com botões de álamo. Para suprimir os sintomas e o tratamento da prostatite crônica, é usada uma infusão de 1 colher de sopa. rins em um copo de água morna. Quando o líquido é infundido em duas horas, deve ser bebido por dia, dividindo-se em 3-4 porções.

Prevenção da prostatite

Métodos da prevenção da doença

Medidas preventivas de prostatite aguda ou recaída de uma forma crônica da doença são baseadas em uma atitude cuidadosa em relação à saúde, esportes regulares e rejeição de maus hábitos. A prevenção da prostatite em homens inclui várias regras importantes que todos os representantes do sexo mais forte, incluindo jovens saudáveis e jovens:

  • É melhor ter um parceiro sexual permanente, uma vez que as conexões ilegíveis geralmente trazem infecções sexualmente transmissíveis causadas pela prostatite.
  • Fechar a vida sexual regular (a ejaculação é a principal medida preventiva).
  • Fornecer tratamento oportuno de quaisquer doenças urológicas.
  • Comer corretamente.
  • Leve a vida ativa, pratica esportes.
  • Tente não hipotermia.

Como regra, os métodos de tratamento doméstico para prostatite nos homens são usados simultaneamente com terapia antibacteriana. Há um grande número de meios não tradicionais diferentes para combater a inflamação da próstata, que ajudam a acelerar a recuperação e aumentar a eficácia dos medicamentos.